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Tipo: Dissertação
Título: O impacto do PIBID: Educação Física na trajetória formativa dos alunos bolsistas e na prática pedagógica de professores supervisores
Autor: ANDRADE, Ana Paula Soares de 
Primeiro orientador: SIMÕES, Regina Maria Rovigati
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do PIBID na formação inicial dos licenciandos de Educação Física e na prática pedagógica dos professores-supervisores da área. O PIBID é uma política pública educacional que traz, em sua configuração, o incentivo à formação docente, em que se articulam as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que oferecem cursos de licenciatura, e as escolas de educação básica da rede pública de ensino. Diante desse cenário, o PIBID vem promovendo a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas, a fim de proporcionar-lhes oportunidades de criar e experienciar metodologias e práticas inovadoras e interdisciplinares, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola conveniada ao programa. Este estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa e utilizou, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista estruturada. Os sujeitos selecionados para a pesquisa foram vinte e dois alunos-bolsistas e quatro professores-supervisores das escolas conveniadas que compunham o subprojeto de Educação Física/PIBID-UFPI. Os resultados mostraram que as ações do Projeto Institucional PIBID-UFPI têm produzido impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, já que os levaram a compreender o papel de ser professor, ampliaram a visão que tinham do funcionamento de uma escola, permitiram entender a complexidade entorno da relação professor x aluno, assim como possibilitaram a tomada de consciência da identidade profissional e um amadurecimento pessoal e profissional. Os resultados ainda apontaram que o PIBID tem fomentado transformações impactantes na prática pedagógica dos professores-supervisores, visto que a inserção no PIBID permitiu aos professores um novo olhar para a sua práxis docente, em que aprimoraram os conhecimentos da sua área de atuação, experimentaram propostas metodológicas inovadoras e, consequentemente, obtiveram um aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o PIBID ancorou na ponte entre universidade e escolas públicas do Piauí a construção de estratégias significativas de aprendizagens para os envolvidos (futuros professores e professores das escolas públicas), levando esses sujeitos a se movimentarem na tessitura de novos conhecimentos e de novas ações.
Resumo: This study aimed at analyzing the impact of the PIBID on the initial training and pedagogic practice of future Physical Education teachers-supervisors. The PIBID is an educational public policy that encourages teacher training. The PIBID links public and private Higher Education Institutions (HEIs), both profit and non-profit, that offer degree courses with basic education schools of the public school system. In this context, the PIBID has been promoting the inclusion of undergraduates in primary education schools in order to provide them with opportunities to experiment and create innovative and interdisciplinary methodologies and practices under the guidance of an advisor and a teacher from a school accredited to the program. This was a qualitative, descriptive and explanatory research in which a structured interview was used as the instrument for data collection. Twenty-two undergraduate students and four teachers-supervisors of the accredited schools that comprised the subproject Physical Education/PIBID-UFPI were selected for this research. The results showed that the actions of the Institutional Project PIBID-UFPI have produced a positive impact on initial training of the fellow undergraduate students. The program helped the students to: understand the role of being a teacher; expand the vision they had of a school functioning; and to understand the surroundings complexity of the relationship between teacher and student as well as to become aware of professional identity and personal and professional development. The results also indicate that the PIBID has fostered impactful changes in pedagogical practice of teachers and supervisors, as insertion in PIBID provided teachers with a fresh look at their teaching practice in which they were able to improve knowledge of their area of expertise, experiment innovative methodological proposals and, consequently, improve the teaching-learning process. Therefore, the PIBID bridged the gap between university and public schools of Piauí, building meaningful learning strategies for those involved (teachers and future teachers in public schools), leading participants to develop new knowledge and actions.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Formação de Professores
Prática pedagógica
Teacher Training
Pedagogical practice
Institutional Program for Teaching Iniciation
Área do CNPQ: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: ANDRADE, Ana Paula Soares de. O impacto do PIBID: Educação Física na trajetória formativa dos alunos bolsistas e na prática pedagógica de professores supervisores. 2014. 154f. Dissertação(Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 5-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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