Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/198
Tipo: Dissertação
Título: O ser capoeirista e as possibilidades educativas: uma análise à luz da corporeidade
Autor: CASSIANO, Núbia Nogueira 
Primeiro orientador: MOREIRA, Wagner Wey
Resumo: Em Educação Física estuda-se o ser humano, um ser complexo, indivisível, cultural e relacional que se movimenta intencionalmente em direção ao mundo. A principal função da área é pedagógica, pois, independente do ambiente de atuação o ato educativo sempre estará presente. Por estas razões a corporeidade se mostra uma premissa relevante para nortear a formação e a atuação dos profissionais da área. Este estudo originou-se da assimilação destes pressupostos à experiência capoeirística vivenciada pela autora. O problema que causou a inquietação para a realização da pesquisa foi o de refletir sobre as possibilidades educativas que permeiam o universo capoeirístico com o objetivo de analisar quais as convergências entre os princípios e valores encontrados na vivência capoeirística com aqueles defendidos na produção acadêmica sobre corporeidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como universo o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca em Uberaba – MG. Participaram do estudo vinte sujeitos e os critérios adotados para inclusão foram: ter idade mínima de dezoito anos, praticar ou ter praticado Capoeira por no mínimo dois anos e aderir ao Termo de Consentimento livre e Esclarecido. O instrumento utilizado foi uma entrevista estruturada com três perguntas geradoras: “O que é a Capoeira para você?”, “O que é corpo para você?” e “Como você vivencia seu corpo na Capoeira?”. Para interpretação dos dados foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados demonstraram que, para os sujeitos questionados, a Capoeira é permeada de valores que são relevantes em diversos aspectos de suas vidas, sendo que os mais citados foram os relacionados à formação. A concepção de corpo explicitada pelos sujeitos é estreitamente ligada aos pressupostos vinculados à corporeidade e assim como na vida, o corpo é fator essencial na prática da Capoeira; ele age, expressa, supera, liberta e transcende. Nas considerações finais enfatiza-se a necessidade de uma mudança de paradigma para a área da Educação Física aderindo a uma formação mais humana e humanizante. Como prognóstico a essa identificação sugere-se a aproximação entre a universidade e o conhecimento popular, para que o mundo ideal estudado pelos discentes esteja mais relacionado ao mundo vivido das pessoas que usufruirão de sua intervenção e para que os valores e sabores da cultura popular possam fazer parte do meio acadêmico.
Resumo: Educación Física / Deporte se estudia al ser humano, un ser complejo, indivisible, cultural y relacional que intencionadamente se mueve en el mundo . La función principal de la zona es educativo porque, independientemente del entorno educativo del acto rendimiento siempre estará presente . Por estas razones la realización mostrada una premisa importante para guiar la formación y las actividades de los profesionales. En este estudio se originó a partir de la asimilación de dichas hipótesis a la experiencia capoeira vivido por el autor. El problema que causó el descontento de la investigación fue reflexionar sobre las posibilidades educativas que impregnan el universo capoeiristico objetivo observar que convergencias entre los principios que se encuentran en la experiencia de la capoeira y las defendidas en la producción académica sobre la corporalidad . Con este fin, un estudio de campo se llevó a cabo con un enfoque cualitativo con el universo White Eagle Centro Cultural de Capoeira en Uberaba - MG . Veinte sujetos participaron en el estudio y adoptadas por los criterios de inclusión fueron: edad de dieciocho años, para ejercer o haber ejercido la Capoeira durante al menos dos años y participar en el consentimiento libre e informado . El instrumento utilizado fue una entrevista estructurada con tres preguntas generadoras : "¿Cuál es la Capoeira para usted ? ", " ¿Cuál es el cuerpo para ti ? " Y "¿Cómo se siente su cuerpo en Capoeira ?" . Para interpretar los datos de la evolución técnica y el análisis de las unidades de sentido propuesto por Moreira, Simões y Porto ( 2005 ) se utilizó . Los resultados mostraron que , con sujeción a los encuestados , Capoeira está impregnada de los valores que son importantes en muchos aspectos de sus vidas, y el más citados estaban relacionados con la formación. El diseño del cuerpo se explica por los temas estrechamente vinculada a los supuestos relacionados con la corporeidad y, como en la vida, el cuerpo es un factor esencial en la práctica de la capoeira , actúa , se expresa vence , trasciende y se libera . Las consideraciones finales enfatizan la necesidad de un cambio de paradigma para el campo de la Educación Física / Deporte adherirse a una educación más humana y humanizadora . Pronóstico , ya que la identificación se sugiere un mayor acercamiento entre la universidad y el conocimiento popular. Para el mundo ideal estudiado por los estudiantes está más relacionado con el mundo vivido de las personas que se beneficiarán de su participación y de los valores y sabores de la cultura de ser parte de la academia.
Palavras-chave: Capoeira
Educação Física
Educação
Capoeira
Educación Física
Educación
Área do CNPQ: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: CASSIANO, Núbia Nogueira. O ser capoeirista e as possibilidades educativas: uma análise à luz da corporeidade. 2014. 91f. Dissertação(Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 21-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Nubia N Cassiano.pdfTexto principal1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons