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Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores: diálogos entre a Educação Física e a Psicologia
Autor: MATOS , Telma Sara Queiroz 
Primeiro orientador: PICCOLO, Vilma Leni Nista
Resumo: Essa pesquisa pautou-se na busca da identificação de uma interface entre as áreas da Psicologia e da Educação Física (EF). O objetivo do estudo foi levantar as disciplinas de caráter psicológico presentes no currículo desses cursos, compreender se elas contribuem com a formação do professor de EF, e ainda verificar como isso acontece. É um trabalho que parte das questões psicológicas presentes na formação de professores, problematizando a produção dos conhecimentos em distintos períodos. Para tanto, realizou-se um levantamento dos referenciais científicos, baseando-se nas bases de dados bibliográficas sobre formação de professores nessas duas áreas. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1- análise documental dos respectivos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos em questão e dos planos de ensino das disciplinas encontradas; 2- entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas de Psicologia nos cursos de licenciatura em EF das referidas IES. Para análise dos dados optou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, pautada em Strauss e Corbin (2008). A pesquisa compreendeu todas as IES públicas de MG, que oferecem cursos de Licenciatura em EF, do tipo presencial. Nos PPP buscou-se compreender o perfil profissiográfico desenhado nesse curso, baseando-se principalmente nas estruturas curriculares elaboradas para essa habilitação. Nas entrevistas foi usado um questionário semiestruturado com perguntas norteadoras, permitindo que os sujeitos expressassem livremente em suas respostas, os seus conceitos sobre as disciplinas que ministram. Foram realizadas 17 entrevistas do total de 17 professores, presentes em 13 cursos. Após a coleta das informações, analisamos sob o método proposto pelos autores supracitados, interpretando os dados e buscando apontar as interfaces entre as disciplinas de Psicologia e a formação do professor de EF. Todos os dados foram cruzados buscando-se a melhor compreensão dos questionamentos que geraram este estudo. Encontrou-se com relação à formação dos professores que ministram as disciplinas de Psicologia diferentes graduações como em História, em Educação Física, em Psicologia e ainda aqueles que possuem graduações nessas duas áreas. Foram encontradas 19 disciplinas de Psicologia nas estruturas curriculares analisadas, as quais foram categorizadas em 4 dimensões: Psicologia da Educação, do Desenvolvimento Humano, da Aprendizagem e do Esporte. Apresentou-se ainda as convergências e divergências entre todas elas, no que se referem às ementas, objetivos, conteúdos, avaliações e bibliografias, tanto daquelas elencadas nos PPP como nos planos de ensino das disciplinas, os quais foram apresentados pelos respectivos professores. As respostas dadas nas entrevistas foram sintetizadas em relação à contribuição da disciplina para formação do professor de EF, assim como o método e a avaliação usados para seu desenvolvimento. O estudo lançou reflexões em torno de aproximações entre Psicologia e EF, não como disciplinas isoladas, mas ambas trabalhando no intuito da valorização do indivíduo, das questões subjetivas e das relações sociais. Os cursos de EF devem se apoiar nas teorias psicológicas para aperfeiçoar a formação do professor dessa área, levando-o à compreensão das inter-relações pessoais, do processo de ensino e aprendizagem, do desenvolvimento humano e das questões psicológicas da prática esportiva.
Resumo: This research was guided in identifying an interface between the areas of Psychology and Physical Education (PE). The objective of the study was to identify the disciplines of psychological caracter present in the curriculum of these courses, understand if they contribute to the education of teachers of PE, and even check how it happens. It is a work that part of psychological issues present in the training of teachers, problematizing the production of knowledge in different periods. To that end, were carried out a survey of scientific references, based on bibliographic databases on teacher training in these two areas. The research was carried out in two steps: 1- documentary analysis of the respective Political Projects Pedagogical (PPP) of the courses in question and of the educational plans of disciplines that were found; 2- interviews with the teachers responsible for disciplines of Psychology in undergraduate in EF of those IES. For the data analysis a qualitative approach was chosen for the descriptive, based on Strauss and Corbin (2008). The research included all public IES of MG, which offer Degree courses in PE, of the presential type. In the PPP we tried to understand the professional profile designed in this course, based primarily on curricular structures elaborated for this qualification. In the interviews we used a semistructured questionnaire with guiding questions , allowing subjects to freely express their answers, their concepts about the disciplines that they teach. Were carried out 17 interviews from a total of 17 teachers, present in 13 courses. After the collection of the information, we analyzed the method proposed by the authors mentioned above, interpreting the data and trying to point the interfaces between the disciplines of Psychology and the education of teachers of PE. All the data were crossed seeking the better understanding of the questions that generated this study. We met relation in respect to the training of teachers who teach the disciplines of Psychology different degrees as in History, Physical Education, Psychology and even those who have graduations in these two areas. We found 19 disciplines of Psychology in curricular structures analyzed, which were categorized into 4 dimensions: Educational Psychology, Human Development, of learning and Sports. It was still presented the convergences and divergences between all of them, in that they relate to menus, objectives, content, assessments, and bibliographies, both those listed in PPP as in the education plans of the disciplines, which were presented by their respective teachers. The answers given in the interviews were summarised in relation to the contribution of the discipline for training teachers of PE, as well as the method and the evaluation used for its development. The study launched reflections around approximations between Psychology and PE, not as isolated disciplines, but both working for the purpose of valuing of the individual, the subjective issues and social relations. The courses of PE must support in psychological theories to improve the training of teachers in the area, leading to understanding of inter-personal relations, the process of teaching and learning, human development and the psychological issues of sports practice.
Palavras-chave: Psicologia
Educação Física
Formação de professores
Psychology
Physical Education
Training of teachers
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MATOS, Telma Sara Queiroz. Formação de professores: diálogos entre a Educação Física e a Psicologia. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 26-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

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