Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/450
Tipo: Dissertação
Título: A qualidade da Educação Superior nos instrumentos normativos sobre o SINAES
Autor: MARCHESI, Tatiana de Souza Figueiredo 
Primeiro orientador: KARWOSKI, Acir Mário
Resumo: Esta dissertação analisa a legislação brasileira atinente à avaliação da Educação Superior, com foco na qualidade. Investiga seu contexto sócio-histórico, os personagens que participaram da elaboração de suas normas, pautando-se na linha teórica e metodológica da Análise Textual dos Discursos (ATD), com a intenção de compreender os princípios e as finalidades da avaliação, visando a contribuir com o entendimento dos profissionais da Educação sobre o assunto e o aprimoramento da qualidade da Educação Superior. A área de pesquisa é “Fundamentos da Educação” e a linha de pesquisa, “Fundamentos e Práticas Educacionais”, cujo estudo e investigação se dá a partir de bases epistemológicas da pesquisa em Educação, associando o processo educacional com áreas e temas abrangentes do conhecimento científico, como Linguagem e Direito. Escolhemos o corpus tendo como base a legislação federal vigente que trata da avaliação da e na Educação Superior, desde a Constituição Federal de 1988 (CF/88) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, que suscitaram a necessidade de garantir a qualidade do ensino e avaliar a Educação Superior; a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o atual Plano Nacional de Educação (PNE), que trouxe metas e estratégias para o aprimoramento da avaliação no decênio 2014 a 2024. O objetivo geral é compreender os efeitos de sentido de algumas construções linguísticas e ideológicas presentes nas normas referentes à avaliação da Educação Superior, principalmente no que tange à qualidade na Educação Superior. Objetivamos, especificamente, contribuir para o aprimoramento do entendimento dos profissionais da Educação Superior quanto ao SINAES, seus objetivos, finalidades, formas de avaliação e quais melhorias proporcionam aos profissionais da Educação Superior, como docentes e técnicos-administrativos, aos estudantes e à comunidade. Buscamos nas análises elementos das categorias definidas na ATD, por Jean-Michel Adam, cujos resultados nos levaram a concluir que os fundamentos e princípios legais apresentados pelos instrumentos normativos são essenciais para o desenvolvimento da Educação Superior, inclusive para a formação docente, garantindo a sua qualidade, desde padrões mínimos até a possibilidade de sua melhoria.
Resumo: This dissertation analyses the current Brazilian legislation regarding the evaluation of Higher Education, with focus on quality. This investigates its sociohistorical context, the characters who participated in the development of standards, and this is based on theoretical and methodological line of Textual Analysis of the Discourses (ATD) with the intention to understand the principles and evaluation purposes, aiming to contribute to the understanding of Education professionals on the subject and improving the quality of Higher Education. The search area is "Foundations of Education" and the line of research, "Foundations and Educational Practices", the study and research takes place from epistemological basis of research in education, linking the educational process with areas and comprehensive knowledge topics scientific, as Language and Law. We chose the corpus based on the current federal legislation that deals with the assessment and Higher Education, since the Federal Constitution of 1988 (CF/88) and the Law of Directives and Bases of National Education (LDB) of 1996, which raised the need to ensure the quality of teaching and assessing Higher Education; the Law of the National System of Higher Education Evaluation (SINAES), and the current National Education Plan (PNE), which brought goals and strategies for the assessment of the improvement in the decade 2014 to 2024. The general objective is to understand the effects of meaning of some linguistic and ideological constructions present in standards for the Higher Education evaluation especially with regard to quality in Higher Education. We aimed specifically contribute to the improvement of the understanding of Higher Education professionals about the SINAES, its goals, objectives, assessment and what improvements provide the Higher Education professionals, such as teachers and administrative staff, students and the community. We sought in the analysis elements of the categories defined in ATD, by Jean-Michel Adam, whose results led us to conclude that the rationale and legal principles presented by the legal instruments are essential to the development of Higher Education, including teacher training, ensuring their quality from minimum standards to the possibility of improvement.
Palavras-chave: Avaliação da Educação Superior.
Qualidade da Educação Superior.
SINAES.
Análise Textual dos Discursos.
Higher Education Evaluation.
Higher Education Quality.
SINAES.
Textual Analysis of the Discourses.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARCHESI, Tatiana de Souza Figueiredo. A qualidade da Educação Superior nos instrumentos normativos sobre o SINAES. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 9-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Tatiana S F Marchesi.pdfDissert Tatiana S F Marchesi808,29 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons