Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/451
Tipo: Dissertação
Título: Multiletramentos e leitura de mapas no ensino de Geografia
Autor: GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves 
Primeiro orientador: KARWOSKI, Acir Mário
Resumo: Ao longo da história, a sociedade permeia constantes adaptações e mudanças nos formatos de leitura e produção de textos. Tais mudanças, ao encontro com as novas tecnologias digitais de informação e comunicação, manifestam-se na construção dos múltiplos letramentos (digital, científico, acadêmico, entre outros) com a possibilidade de inovação a metodologias e práticas pedagógicas integradas ao ambiente educacional. Esta pesquisa se insere no contexto das práticas de ensino de cartografia advindo da incorporação de recursos tecnológicos. Acreditase que, a ciência geográfica e, especificamente, a cartografia corrobora para a apropriação dos multimodais (vídeos, imagens, áudios, etc) no processo de ensino e aprendizagem. Visto que o uso dos recursos tecnológicos está cada vez mais frequente nos diferentes contextos da sociedade, a linguagem cartográfica torna-se importante na construção crítica e consciente dos questionamentos e realidades contemporâneas. Neste cenário de abordagem das múltiplas linguagens associadas aos seus contextos sociais (ROJO, 2009; 2012; SOARES, 2002; 2006), apresenta-se também a pedagogia dos multiletramentos dos pesquisadores do The New London Group (1996), com uma abordagem metodológica descritivista. Esta pesquisa baseouse nas análises de experiências desenvolvidas com 25 alunos do 8ºano do ensino público de Uberaba, sendo fundamental a representação do ensino de cartografia para além das simples técnicas ou reproduções dos conteúdos, de modo que contribua com a formação dos estudantes direcionados as reflexões e incorporações das questões sociais no estudo de geografia (CASTROGIOVANNI, 2000). Portanto, os resultados da pesquisa fomentam no desenvolvimento com a proximidade de leituras multimodais, tais como a criação colaborativa de mapas digitais e impressos, a participação crítica nos debates em sala e a possibilidade de diferentes vertentes para trabalhar com a integração das tecnologias no ensino de cartografia. Por fim, configura-se a criação de um Protótipo integrado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para possibilitar um auxílio aos professores nas aulas de cartografia.
Resumo: The society, throughout history, has been constantly adapting and changing its reading and writing formats. These changes, in the encounter with the new digital technologies of information and communication are manifested in the construction of multiple literatures (digital, scientific, academic, among others) with the possibility of innovation to pedagogical methodologies and practices integrated to the educational environment. This research is inserted in the context of the teaching practices of cartography coming from the incorporation of technological resources. It is believed that geographic science, and specifically cartography, corroborates the appropriation of multimodal (videos, images, audios, etc.) in the teaching and learning process. In view of the use of technological resources is increasingly frequent in the different contexts of society, cartographic language becomes important in the critical and conscious construction of contemporary questions and realities. In this context of the multiple languages approach associated to their social contexts (ROJO, 2009, 2012; SOARES, 2002; 2006), the pedagogy of the multiliteracies of the researchers of The New London Group (1996), with a methodological approach descriptive research. The research was based on the analysis of experiences developed with 25 students of the 8th grade of public school in Uberaba, being fundamental the representation of the teaching of cartography beyond the simple techniques or reproductions of the contents, so that it collaborates with the formation of students directed to the reflections and incorporations of social issues in the study of geography (CASTROGIOVANNI, 2000). Therefore, research results foster development with the proximity of multimodal readings, such as the collaborative creation of digital and printed maps, critical participation in classroom debates and the possibility of different strands to work with the integration of technologies with teaching Cartography. Finally, the creation of a Prototype on the mapping contents integrated in the ICT is configured to allow an aid to the teachers in the classes of cartography.
Palavras-chave: Multiletramentos.
Leitura de mapas.
Ensino de Geografia.
Multiliteracies.
Reading maps.
Teaching Geography.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves. Multiletramentos e leitura de mapas no ensino de Geografia. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 16-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Jeferson M A Gracioli.pdfDissert Jeferson M A Gracioli4,05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons