Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/573
Tipo: Dissertação
Título: Hiperconto no Ensino de Língua Portuguesa: pop ups como forma de mediação da leitura literária
Autor: PEREIRA, Paula Cristina Damante 
Primeiro orientador: KARWOSKI, Acir Mário
Resumo: Esta pesquisa propõe a mediação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, planejada e desenvolvida a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, presentes em suportes digitais, cujos recursos, acredita-se, podem oferecer grande contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, especialmente, no que diz respeito a estratégias de leitura que contemplem produções literárias publicadas no ciberespaço. O recorte teórico com vistas à sustentação das ideias apresentadas combina o diálogo entre pesquisadores das áreas da Literatura e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Sendo assim, o estudo apoiou-se em Cosson (2010, 2014) para o devido tratamento da prática do Letramento Literário; em Zilberman (1990, 2008) e Cândido (2011), respectivamente, para a reflexão sobre o caráter educativo e a importância de se considerar a prática literária como um direito e em Silva (2009) para a defesa da mediação de leitura de textos literários. Para as discussões a respeito dos atuais espaços virtuais de leitura, bem como das produções literárias digitais e suas especificidades, este trabalho associa estudiosos como Braga (2003), Lévy (1999), Coscarelli (2009) e Hayles (2009). Dessa maneira, buscou-se investigar a possibilidade de levar os alunos a demonstrarem maior interesse pela leitura de textos literários produzidos a partir de recursos digitais característicos do hipertexto. Por meio da pesquisa-ação, comprovamos a hipótese de que os alunos podem ampliar suas experiências de leitura literária por meio de textos mediadores presentes em pop ups – janelas que se abrem a partir de um ponto de conexão. O estudo foi realizado com 26 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no interior de São Paulo, os quais revelaram ter o hábito diário da leitura hipertextual presente nas redes sociais e veiculada pela internet. Para a comprovação acerca da relevância da mediação do professor e da leitura compartilhada em sala de aula, foi realizada a leitura de dois contos impressos, “O Barril de Amontillado” e “A Queda da Casa de Usher”, ambos de Edgar Allan Poe. Os alunos responderam questionário sobre a experiência dessa atividade em sala de aula, endossando a defesa sobre a necessidade de o professor acompanhar e verificar a compreensão e a interpretação do leitor em formação. As observações foram concluídas com a aplicação da proposta de intervenção que consistiu na leitura - sem a mediação presencial - do hiperconto “O Gato Preto”– uma extensão do conto impresso, de Edgar Allan Poe, marcado por estrutura e organização hipertextuais – produzido para o suporte digital e publicado na internet no domínio https://contosdigitais.000webhostapp.com/OGatoPreto21.html. Os resultados evidenciam que os textos motivadores presentes nos pop ups colaboram para uma leitura produtiva mesmo sendo realizada sem a presença da professora pesquisadora e agente de mediação de leitura, uma vez que atuam como conteúdo auxiliar cujo objetivo consiste em realizar intervenções previamente consideradas relevantes para aquele momento e faixa etária, e que são concretizadas pelo professor mediador em momentos de leitura compartilhada.
Resumo: This research proposes the mediation of literary reading, in Portuguese Language classes of Elementary School, planned and developed from Digital Information and Communication Technologies, present in digital media. We argue that the digital resources typical of these supports can make a great contribution to the process of teaching and learning, especially with regard to reading strategies that contemplate literary productions published in cyberspace. The theories to support the presented ideas combines the dialogue between researchers in the area of Literature and Digital Technologies of Information and Communication. Thus, the study was based on Rildo Cosson for the proper treatment of Literary Literacy; in Regina Zilberman and Antônio Cândido, respectively, for the reflection on the educational character and the importance of considering the literary practice as a right and Vera Maria Tietzmann Silva for the defense of the mediation of reading of literary texts. For the discussions about current virtual reading spaces, as well as digital literary productions and their specificities, this work associates scholars like Denise Bértoli Braga, Pierre Lévy, Carla Viana Coscarelli and Katherine Hayles. In this way, we seek to investigate the possibility of leading students to show greater interest in the reading of literary texts produced from digital resources typical of hypertext. Through the action research, we try to prove the hypothesis that the students subject of this research can broaden their literary reading experiences through mediator texts present in pop ups - windows that open from a connection point. The study was carried out with 26 students from the 9th year of Elementary School in a public school in the countryside area of São Paulo state, which revealed that they had the daily habit of hypertextual reading present in social networks and transmitted through the internet. To prove the relevance of teacher mediation and shared reading in the classroom, we have read two short stories, "The Barrel of Amontillado" and "The Fall of the House of Usher," both by Edgar Allan Poe. The students filled a form about the experience of this activity in the classroom, endorsing our defense on the need to follow and verify the understanding and interpretation of the reader in training. The observations were concluded with the application of the intervention proposal that consisted of reading without the presence mediation of the hyperconto "The Black Cat" - an extension of the printed story, by Edgar Allan Poe, marked by hypertextual structure and organization - produced for digital support and published on the internet in the domain https://contosdigitais.000webhostapp.com/OGatoPreto21.html. The results show that the motivational texts present in the pop ups collaborate for a productive reading, even though it is performed without the presence of the researcher teacher and reading mediation agent, sincethey act as auxiliary content whose objective is to perform interventions previously considered relevant to that moment and age, and that are materialized by the mediating teacher in moments of shared reading.
Palavras-chave: Mediação Literária.
Hipertexto.
Hiperconto.
Literatura Digital.
Literary Mediation.
Hypertext.
Hypershortstory.
Digital Literature.
Área do CNPQ: Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Citação: PEREIRA, Paula Cristina Damante. Hiperconto no Ensino de Língua Portuguesa: pop ups como forma de mediação da leitura literária. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Paula C D Pereira.pdfDissert Paula C D Pereira2,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons