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Tipo: Dissertação
Título: Adaptação em vídeo das regulamentações institucionais dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título(s) alternativo(s): Video adaptation of the institucional regulations of graduation courses at Federal University of Triângulo Mineiro
Autor: TOLEDO, Raquel Beraldo Moreno de 
Primeiro orientador: GAYDECZKA, Beatriz
Resumo: Esta pesquisa, inserida na linha Propriedade Intelectual e Ensino, trata da criação de um guia em vídeo a respeito de tópicos do Regulamento de Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), como forma de suprir a demanda por esclarecimentos a respeito das normatizações institucionais. Um estudo sobre o aumento das vagas iniciais ofertadas pela Universidade nos últimos anos foi empreendido, por meio de pesquisa documental realizada no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a fim de justificar a necessidade de implementar formas mais abrangentes de comunicação. Na perspectiva dos estudos da linguagem, a fundamentação teórica enfocou as características dos gêneros textuais que emergem com os avanços tecnológicos (MARCUSCHI, 2005; ROJO, 2012; 2013), o roteiro e seus critérios de produção (ANDRIGUETTI [201-]) e, em especial, os modos de realização das adaptações do texto para o audiovisual (JOHNSON, 1982; XAVIER, 2003; NAMAGINI, 2004; STAM, 2006). Na perspectiva das tecnologias de informação e comunicação, tratou-se da dinâmica da leitura no contexto virtual, da expansão e dos números da internet no Brasil. Metodologicamente, foi levantado, junto aos setores responsáveis, o número de solicitações requeridas pelos alunos. Foi aplicado questionário eletrônico aos discentes, para investigar os tipos de conteúdo buscados e o nível de conhecimento relativo às normas institucionais. Baseados nesses dados, foram elaborados nove vídeos com os temas: segunda oportunidade de avaliação; localização dos institutos; abono de faltas; exercícios domiciliares; afastamento para gestantes; quando renovar a matrícula; como fazer a renovação de matrícula; emissão de documentos via sistema acadêmico e; onde encontrar formulários para solicitações diversas. Esses vídeos foram estruturados de maneira a estimular os estudantes a buscarem as informações no site institucional face à sua confiabilidade, facilidade de acesso e ao grande interesse que as mídias virtuais despertam na população em geral.
Resumo: This research, inserted in the Intellectual Property and Teaching line, deals with the creation of a video guide on topics of the Graduation Regulation of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), as a way to supply the demand for clarifications regarding the institutional norms. A study on the increase of the initial vacancies offered by the University in the last years was undertaken, through documentary research carried out in the Department of Registration and Academic Control (DRCA), in order to justify the need to implement more comprehensive forms of communication. In the language studies perspectives, the theoretical foundation focused on the characteristics of textual genres that emerge with technological advances (MARCUSCHI, 2005; ROJO, 2012; 2013), the script and its production criteria (ANDRIGUETTI [201-]), and in particular, the achievement modes of adaptation from text to audio-visual (JOHNSON, 1982; XAVIER, 2003; NAMAGINI, 2004; STAM, 2006). In the perspective of information and communication technologies, concerning the dynamics of reading in the virtual context, the expansion and the Internet numbers in Brazil. Methodologically, it was raised with the responsible sectors, the number of required entreaties by the students. An electronic questionnaire was applied to the students to investigate the types of content sought and the level of knowledge related to the institutional norms. Based on these data, nine videos were elaborated with the following themes: second evaluation opportunity; institutes locations; absence bonus; home exercises; maternity leave; when renewing enrollment; how to renew your registration; documents issuance via academic system and; where to find forms for various requests. These videos were structured in such a way as to stimulate students to seek information in the institutional website in view of their reliability, ease of access and the great interest that virtual media arouse in the general population.
Palavras-chave: Adaptação.
Roteiro.
Audiovisual.
Regulamento de Graduação.
Adaptation.
Script.
Audio-visual.
Graduation Regulation.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: TOLEDO, Raquel Beraldo Moreno de. Adaptação em vídeo das regulamentações institucionais dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018. 96f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológioca) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 17-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

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