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Tipo: Dissertação
Título: Análise do comportamento informacional dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu da UFTM sob as perspectivas de acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES
Autor: LEAL, Eduardo Caetano 
Primeiro orientador: TAVARES, Darlene Mara dos Santos
Resumo: O Portal de Periódicos da CAPES, enquanto política pública, tem por missão a democratização, a difusão e a propagação do conhecimento e da informação científica de alto nível, com vistas a fortalecer o desenvolvimento das pesquisas e a evolução da ciência. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o conhecimento, uso e satisfação dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu no âmbito da UFTM, localizados no campus de Uberaba-MG, em relação ao Portal de Periódicos da CAPES e os recursos informacionais científicos por ele oferecido. Os objetivos específicos foram: descrever as características dos participantes quanto às variáveis: demográficas; acadêmicas; divulgação, treinamento e incentivo; barreiras; práticas, vantagens e acesso segundo graduação e pósgraduação stricto sensu; identificar o conhecimento, o uso e a satisfação dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu sobre os recursos do Portal de Periódicos da CAPES; descrever a associação entre as variáveis demográficas e acadêmicas com o conhecimento e não conhecimento do Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pós-graduação stricto sensu; descrever a associação entre as variáveis demográficas; acadêmicas; divulgação, treinamento e incentivo e barreiras com o uso e não uso do Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pós-graduação stricto sensu, descrever a associação entre as variáveis demográficas; acadêmicas; práticas; vantagens e acesso com a satisfação e insatisfação com o Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pósgraduação stricto sensu. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, analítico e transversal, realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus situado na cidade de Uberaba. Participaram da pesquisa 4.301 discentes da graduação, matriculados a partir do segundo ano, e 699 da pós-graduação stricto sensu. O tamanho da amostra deve ter proporção de 10 respondentes para cada variável; como as análises foram realizadas para no máximo 32 variáveis em conjunto, a amostra mínima requerida foi de 320 discentes. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário web survey, com 27 questões, construído a partir da ferramenta Google Forms e enviado por e-mail aos discentes. O instrumento ficou aberto durante 54 dias consecutivos. Para a análise dos dados foram realizadas a distribuição de frequência, teste Qui-quadrado (p<0,05) e a Análise Fatorial de Correspondência Múltipla. O conhecimento do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes da pós-graduação24 stricto sensu associou-se ao sexo feminino; à utilização de outras fontes de pesquisa; à faixa etária de 22 a 30 anos; a terem realizado monitoria, extensão universitária e iniciação científica; à dedicação de 20 a 49,9 horas mensais à pesquisa. O não uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes de graduação associou-se à faixa etária de 18 a 24 anos; a não participação no treinamento virtual; à insatisfação com a divulgação do Portal e ao não incentivo do uso e não utilização em aula de artigos do Portal de Periódicos pelos docentes. A satisfação com o uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes da pós-graduação stricto sensu associou-se à utilização adequada de suas ferramentas; à rapidez de acesso; à qualidade do conteúdo; à diversidade e quantidade de fontes; ao material atualizado; à confiança e credibilidade das informações; à contemplação de sua área de conhecimento; à disponibilização de artigos em texto completo; a gratuidade; a encontrarem os materiais de que precisam e os materiais disponíveis satisfazerem suas necessidades de informação. Destaca-se que, próximo à origem do plano fatorial estão os discentes de graduação, o que significa que eles estão próximos ao perfil médio dos discentes de pós-graduação stricto sensu, mas em menor intensidade.
Resumo: CAPES Portal of Periodicals, as public policy, has as its mission the democratization, dissemination and propagation of high-level scientific knowledge and information, with a view to strengthening the development of research and the evolution of science. In this perspective, this research had as general objective to analyze the knowledge, use and satisfaction of the graduation e and postgraduation stricto sensu students within the scope of UFTM, located in the campus of Uberaba-MG, in relation to the CAPES Portal of Periodicals and the scientific information resources it offers. The specific objectives were: to describe the characteristics of the participants regarding the variables: demographic; academics; dissemination, training and incentive; barriers; practices, advantages and access to graduation and postgraduate stricto sensu; to identify the knowledge, use and satisfaction of graduation and postgraduate stricto sensu students about the resources of the CAPES Portal of Periodicals; to describe the association between the demographic and academic variables with knowledge and not knowledge of the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu; describe the association between demographic variables; academics; dissemination, training and incentive and barriers with the use and not use of the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu, describe the association between demographic variables; academics; practices; advantages and access with satisfaction and dissatisfaction with the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu. This is a quantitative, observational, analytical and crosssectional study, carried out at the Federal University of Triângulo Mineiro, located in the city of Uberaba. A total of 4,301 graduation students enrolled from the second year and 699 from the stricto sensu postgraduate course participated in the study. The sample size should have a proportion of 10 respondents for each variable, as the analyses were performed for a maximum of 32 variables together, the minimum sample required was 320 students. For data collection, a web survey questionnaire was used, with 27 questions, constructed from the Google Forms tool sent by e-mail to the students. The instrument was opened for 54 consecutive days. The frequency distribution, Chi-square test (p <0.05) and Multiple Correspondence Factor Analysis were used to data analysis. The knowledge of the CAPES Portal of Periodicals by the students of the graduate degree stricto sensu was associated with the female sex; the26 use of other research sources; to the age group of 22 to 30 years; to have carried out monitoring, university extension and scientific initiation; to the dedication of 20 to 49.9 hours per month to the research. The non-use of the CAPES Portal of Periodicals by graduation students was associated to the age group of 18 to 24 years; nonparticipation in virtual training; dissatisfaction with the disclosure of the Portal and to the non-incentive of the use and not use articles in class of the Portal of Periodicals, by the teachers. The satisfaction with the use of the CAPES Portal of Periodicals by the students of the graduate degree stricto sensu was associated to the appropriate use of its tools; speed of access; quality of content; diversity and quantity of sources; the updated material; trust and credibility of information; contemplation of their area of knowledge; availability of articles in full text; gratuity; to find the materials they need and the materials available to meet their information needs. It should be noted that, close to the origin of the factorial plan are the graduation students, which means that they are close to the average profile of postgraduation stricto sensu students, but to a lesser extent.
Palavras-chave: Recursos eletrônicos de informação-Estudo de usuários.
Comportamento informacional.
Portal de Periódicos da CAPES.
Biblioteca digital.
Electronic resources of information-Study of user.
Informational behavior.
CAPES Portal of Periodicals.
Digital library.
Área do CNPQ: Administração Pública
Ciência da Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: LEAL, Eduardo Caetano. Análise do comportamento informacional dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu da UFTM sob as perspectivas de acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2018. 148f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 18-Oct-2018
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