Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/668
Tipo: Dissertação
Título: Letramento literário: práticas envolventes nos mitos e lendas
Autor: CARDOSO, Fabiana Moreira 
Primeiro orientador: TABAK, Fani Miranda
Resumo: Nosso trabalho foi elaborado com o intuito de promover uma leitura literária mais sensibilizadora aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e instigar o gosto deles pela leitura. Reconhecendo a responsabilidade da escola no processo de letramento, e a importância da mediação do professor nas atividades de leitura literária, investigamos o nível de letramento literário dos alunos afim que pudéssemos elaborar atividades interventivas de letramento mais consistentes que contribuíssem de forma mais efetiva na formação literária deles. Nossa pesquisa ocupou-se de propor um plano de intervenção para acompanhar e colaborar no processo de letramento literário dos alunos e elaborar e proporcionar atividades envolventes de letramento que oportunizassem a participação interativa dos alunos no ato da leitura, conscientizando-os sobre a especificidade dos textos ficcionais. Nosso projeto esteve pautado no caráter social, cultural e universal da literatura (CANDIDO, 2011), vista como um direito de todos e capaz de transformar pessoas, pois capaz de humanizar. Escolhemos a pesquisa-ação, pois ela pressupõe um plano de ação baseado nos objetivos a serem alcançados, e se pauta ainda num processo de acompanhamento e controle dessas ações que colocamos em prática que acaba se tornando a própria intervenção (THIOLLENT, 2011). A escolha dos mitos e lendas como corpus de nosso trabalho se deve ao fato de que eles são muito úteis para a formação leitora e responsáveis por uma base cultural importante ao indivíduo. Além disso, os mitos nos possibilitam o conhecimento das várias concepções de origem das coisas e fenômenos do mundo. Nossas práticas interventivas fundamentam-se nas orientações teóricas de leitura, letramento, letramento literário e nas contribuições advindas da estética da recepção que são ancoradas por diversos pesquisadores desses temas, como: Kleiman, Kramer, Soares, Tfouni, Cosson, Zilberman, Zaponne, Jauss, Iser, dentre outros. Esperamos que nossa proposta de letramento literário possibilite a nossos alunos ver a realidade, o mundo e os seres ao seu redor com outros olhos, tornando-os indivíduos mais humanos, sensíveis e críticos. E que, além disso, essas atividades interventivas os motive em suas práticas sociais de escrita e leitura tanto na escola quanto fora dela.
Resumo: Our study was elaborated with the intention of promoting a more sensitive literary reading for the seventh grade sudents of Elementary School and thus instigate their taste for reading. Recognizing the responsability of the school in the literacy process, and the importance of the teacher’s mediation in literary reading activities, we investigate the level of literary literacy of students so that we could develop more consistent interventive literacy activities that would contribute more effectively to their literary formation. Our research was to propose an intervention plan to accompany and collaborate in the literary literacy process of students and ellaborate engaging literacy activities that would allow the interactive participation of students in the act of reading and raising awareness about the specificity of the fictional texts. Our project was based on the social, cultural and universal trait of literature (CANDIDO, 2011), seen as a common right and capable of transforming people as to humanize them. We chose the action research because it pressuposes an action plan based on the objectives to be achieved, and still guided by a process of monitoring and control of these actions that we put into practice and end up becoming the intervention itself (THIOLENT, 2011). The choice of myths and legends as a corpus for our research is due to the fact that they are very useful for the reading formation and responsible for an important cultural base for the person. In addition, the myths enable us to know the various conceptions of the origin and the world phenomena. Our interventional practises are based on the theoretical guidelines of reading, literacy, literary literacy and the contributions arising from the aesthetics of reception that are grounded on the works of several researchers of these themes, such as: Kleiman, Koch, Kramer, Soares, Tfouni, Cosson, Zilberman, Zaponne, Jauss, Iser, among others. We hope that our proposal of literary literacy allows our students to see the reality, the world and the beings around them under a different perspective and therefore, making them more human, sensitive and critical. And, furthermore, may these interventive activities motivate their social practises of writing and reading, both in the school and out from it.
Palavras-chave: Leitura.
Letramento literário.
Práticas envolventes.
Reading.
Literary literacy.
Engaging practises.
Área do CNPQ: Outras literaturas vernáculas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CARDOSO, Fabiana Moreira. Letramento literário: práticas envolventes nos mitos e lendas. 2019. 232f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Fabiana M Cardoso.pdfDissert Fabiana M Cardoso16,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons