Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Custo por aluno de graduação e de cursos técnicos em uma universidade federal: um estudo de caso
Autor(es): ZULIANI, Maria Helena
Primeiro Orientador: CALDEIRA, Pedro Jorge Zany Pampulim Martins
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SHIH, Heloísa Helena Oliveira Martins
Resumo: O presente estudo propõe uma metodologia para a apuração do custo por aluno de graduação e de cursos técnicos de Instituições Federais de Ensino Superior, em especial, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Utilizou-se, como método de pesquisa, uma abordagem quantitativa para análise dos dados obtidos. O uso de direcionadores de custo específicos permite uma apuração mais realística do custo real por discente, com impacto direto na qualidade da informação gerada para subsidiar a tomada de decisões gerenciais. A metodologia proposta foi aplicada na apuração do custo por aluno da Universidade usando dados do exercício de 2017. Os valores calculados evidenciam a influência negativa no custo por aluno nos casos de não preenchimento de vagas e de evasão. Foi realizado um comparativo dos custos apurados neste estudo com o indicador de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU): “custo corrente / aluno equivalente” e também com os valores orçamentários destinados à Universidade pela Matriz OCC. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da utilização da informação de custos na gestão estratégica da instituição.
Abstract: This study proposes a method to calculate the cost per student in undergraduate and technical college programs at Brazilian Federal Universities, using the case of Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). Quantitative analysis was used as research approach, by applying the proposed method to UFTM’s 2017 fiscal year data. The application of specific cost drivers according to the nature of each sector of the University led to a more realistic values of cost per student. This means that the resulting costs have higher information value for analyses and future management decisions. The calculated costs per student highlight the negative impact of student evasion and undergraduate vacancies. Comparisons with the cost per equivalent student using the Tribunal de Contas da União (Brazilian Federal Court of Audit) methodology and with the budget per equivalent student allocated to the University in the year of 2017 were also realized.
Palavras-chave: Custo por aluno.
Instituições Federais de Ensino.
Administração Pública.
Metodologia de custos.
Custo do ensino superior e técnico.
Cost per student.
Brazilian Federal University.
Public Administration.
Undergraduate programs and Technical College cost.
CNPq: Administração Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: ZULIANI, Maria Helena. Custo por aluno de graduação e de cursos técnicos em uma universidade federal: um estudo de caso. 2019. 97f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/719
Data do documento: 23-Mai-2019
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