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Tipo: Dissertação
Título: O conto fantástico na formação do leitor
Autor: VILELA, Sandra de Oliveira Machado 
Primeiro orientador: KARWOSKI, Acir Mário
Resumo: O trabalho tem como objetivo pesquisar acerca da eficácia dos contos fantásticos na formação de leitores. Sabendo o quanto a leitura precisa ser incentivada no ambiente escolar - devido aos vários alunos que chegam ao sétimo ano do Ensino Fundamental desmotivados e com um conceito depreciativo de leitura – procurou-se desenvolver um trabalho visando mudar essa realidade. Tomou-se como ponto de partida a demonstração de curiosidade por conhecer e estudar narrativas de aventura e terror. Desenvolveu-se a sequência didática como plano de intervenção com contos que envolvem o gênero fantástico. O conto fantástico é conhecido pelos alunos e pode despertar a vontade de ler e interagir com esse tipo de narrativa? É crucial comprometer-se com uma educação leitora que priorize o percurso que o aluno realiza para construir e reconstruir o significado do texto, bem como a ampliação de seu repertório textual, linguístico e estético. Esse comprometimento permite enxergar, na ótica do docente, em que estágios os adolescentes encontram-se e até onde podem chegar, ou seja, sugere-se aqui partir do conhecimento prévio do leitor para, em seguida, conduzi-lo ao prazer e à fruição perante os artifícios da literatura (SOUZA; FEBA, 2011). A relevância da pesquisa está na importância de se formar leitores e na perspectiva de pensar no conto fantástico como desencadeador e facilitador pois pode mostrar eficiência no sentido de que o adolescente se sinta atraído, principalmente, por causa das características que Roas (2014) atribui ao fantástico: a confrontação do sobrenatural e do real dentro de um mundo ordenado e estável como pretende ser o nosso, a incerteza na percepção da realidade e do próprio eu. A metodologia adotada é a pesquisa-ação. Espera-se comprovar que, através do estudo do conto fantástico, aconteça o despertar consistente não apenas de uma leitura sistemática, decodificadora mas, também, o descobrimento do quanto é importante o letramento literário (COSSON, 2017) para descobertas instigantes na vida e na trajetória escolar dos estudantes que participam da investigação. A partir do exposto, justifica-se a pesquisa com o conto fantástico em sala de aula por acreditar que, por ser uma narrativa curta e instigante do imaginário, ajuda a formar leitores melhor preparados para leitura de outros gêneros textuais e/ou literários.
Resumo: The main of this dissertation is to investigate the effectiveness of fantastic stories in the formation of readers. Knowing how much reading needs to be encouraged in the school environment - due to the many students who reach the seventh year of elementary school with no motivation and a derogatory concept of reading - we tried to develop a work aimed at changing this reality. It was taken as a starting point the demonstration of curiosity to know and to study narratives of adventure and terror. The didactic sequence was developed as an intervention plan with stories that involve the fantasy genre. The fantastic story is known to the students and can awaken the will to read and interact with this kind of narrative? It is crucial to commit to a reading education that prioritizes the student's course to construct and reconstruct the meaning of the text, as well as the expansion of its textual, linguistic and aesthetic repertoire. This commitment allows us to see, from the teacher's point of view, the stages in which adolescents find themselves and how far they can reach, that is, it is suggested that they start from the reader's previous knowledge and then lead them to pleasure and enjoyment before the artifices of literature (SOUZA; FEBA, 2011). The relevance of the research is the importance of forming readers and the perspective of thinking of the fantastic story as a trigger and facilitator, since it can show efficiency in the sense that the adolescent is attracted, mainly, because of the characteristics that Roas (2014) attributes to the fantastic: the confrontation of the supernatural and the real within an orderly and stable world as it claims to be ours, the uncertainty in the perception of reality and of the self. The methodology adopted is action research. It is hoped that the study of the fantastic tale will bring about a consistent awakening not only of systematic reading but also of the discovery of how important literary literacy (COSSON, 2017) is for insights into life and trajectory of the students participating in the research. From the above, it is justified the research with the fantastic story in the classroom for believing that, because it is a short and instigating narrative of the imaginary, it helps to form readers better prepared to read other textual and/or literary genres.
Palavras-chave: Conto fantástico.
Formação do leitor.
Letramento literário.
Fantastic tale.
Formation of the reader.
Literary literacy.
Área do CNPQ: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Citação: VILELA, Sandra de Oliveira Machado. O conto fantástico na formação do leitor. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 28-Feb-2019
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