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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/862
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeito de um treinamento sensório-cognitivo-motor na funcionalidade de idosos fisicamente ativos |
Título(s) alternativo(s): | Efetividade do treinamento de tarefas simultâneas e descrição de protocolos para promoção de mobilidade em idosos: uma revisão sistemática |
Autor(es): | NOGUEIRA, Jéssica Karen Alves |
Primeiro Orientador: | MARTINS, Lislei Jorge Patrizzi |
Resumo: | O aumento da população idosa somado às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento e estilo de vida geram grupos de idosos com diferentes graus de funcionalidade e independência. Estratégias distintas de intervenção são necessárias para alcançar os diferentes grupos de idosos, no entanto, a maioria dos estudos direciona suas propostas de intervenção para os grupos de idosos com perdas funcionais incapacitantes e com dependência. Propostas de intervenção para grupos de idosos fisicamente ativos, independentes e com perdas funcionais não incapacitantes são desafiadoras e, ao mesmo tempo, necessárias, visto que este perfil de idosos é crescente. Neste sentido, as intervenções que utilizam os conceitos de dupla tarefa, ou seja, intervenções que envolvem a execução de duas ou mais tarefas simultaneamente, parecem ser uma opção para o último grupo de idosos citado. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de uma proposta de treinamento envolvendo os conceitos da dupla tarefa e os aspectos sensório, cognitivo e motor em um grupo de idosos fisicamente ativos. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, Web of Science e Scopus, para analisar ensaios clínicos que avaliaram a associação entre as intervenções realizadas dentro do conceito de dupla tarefa e as habilidades físicas de idosos. Trinta e seis estudos foram incluídos na revisão e comprovaram ampla variedade de protocolos de dupla tarefa demonstrando ganho no desempenho da marcha, equilíbrio e mobilidade de idosos, independente da condição de saúde. Por outro lado, a revisão mostrou haver uma escassez de estudos sobre aspectos como força, flexibilidade e condicionamento aeróbico, e de estudos para a população de idosos fisicamente ativos. Assim sendo, foi realizado também um ensaio clínico randomizado controlado, com onze (11) idosos fisicamente ativos, divididos nos grupos de intervenção convencional e intervenção sensório-cognitivo-motor (SCM). Foram avaliados aspectos físicos e cognitivos da funcionalidade, assim como a funcionalidade global e a qualidade de vida. As análises mostraram que ambas as intervenções atingiram resultados similares em alguns aspectos físicos e cognitivos da funcionalidade, assim como na funcionalidade global e qualidade de vida. Mas o treinamento SCM atingiu aumento significante e clinicamente relevante do equilíbrio, assim como aumento clinicamente relevante das capacidades respiratórias e da cognição (habilidade visuoespacial, memória episódica e velocidade de processamento). |
Abstract: | The increase in the elderly population added to the physiological changes of the aging
process and lifestyle, generate groups of elderly people with different degrees of functionality
and independence. Different intervention strategies are necessary to reach the different groups
of the elderly, however, most of the studies direct their intervention proposals to the groups of
elderly people with incapacitating and dependent functional losses. Intervention proposals for
physically active, independent and non-disabling elderly functional groups are challenging
and at the same time necessary, as this profile of the elderly is increasing. In this sense,
interventions that use dual-task concepts, that is, interventions involving the execution of two
or more tasks simultaneously, seems to be an option for the last group of elderly people
mentioned. The objective of this study was to investigate the effects of a proposed
intervention involving the concepts of dual task and the sensory, cognitive and motor aspects
in a group of physically active elderly. Initially a systematic review of the literature was
performed in the PubMed, Web of Science and Scopus databases to analyze clinical trials that
assessed the association between the interventions performed within the dual task concept and
the physical abilities of the elderly. Thirty-six studies were included in the review and
demonstrated a wide variety of dual-task protocols demonstrating gains in gait performance,
balance and mobility of the elderly, regardless of health status. On the other hand, the review
has shown a shortage of studies on aspects such as strength, flexibility and aerobic
conditioning, and studies for the active elderly population. Thus, a randomized controlled
clinical trial was conducted with eleven (11) physically active elderly, divided into the
conventional intervention and sensory-cognitive-motor intervention (SCM) groups. Physical
and cognitive aspects of functionality, as well as global functionality and quality of life were
evaluated. Analyzes showed that both interventions achieved similar results in some physical
and cognitive aspects of functionality, as well as overall functionality and quality of life.
However, the SCM intervention showed a significant and clinically relevant difference for
balance, as well as a clinically relevant difference for respiratory pressures and cognition
(visuospatial ability, episodic memory and processing speed). As intervenções em dupla tarefa têm sido propostas para ganho da mobilidade no idoso, no entanto, as propriedades do treinamento ainda não foram extensivamente avaliadas e resumidas. O presente trabalho teve o objetivo de fazer um levantamento sistemático dos protocolos de intervenção em dupla tarefa aplicados a idosos e apresentar as características destes protocolos, as características das populações estudadas e as capacidades físicas alcançadas de forma eficaz pelos protocolos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, Web of Science e Scopus, para analisar ensaios clínicos que avaliaram a associação entre as intervenções realizadas dentro do conceito de dupla tarefa (DT) e as habilidades físicas de idosos. Foram extraídos os dados de 36 estudos publicados entre 2013 a 2018, em inglês e português. Os resultados revelam existir grande variedade de protocolos de DT, que envolvem principalmente a adição de uma tarefa secundária (motora ou cognitiva) ao treinamento motor base. A maioria dos estudos abordou idosos saudáveis e independentes, desses, apenas um estudo trata de idosos fisicamente ativos. Os protocolos de DT demonstram que, de forma geral, melhoram o desempenho na marcha, equilíbrio e mobilidade, tendo sido encontrados poucos estudos nos aspectos de força, flexibilidade e condicionamento aeróbico. Portanto, as evidências comprovam que existe uma grande variedade de protocolos de DT com benefícios no desempenho na marcha, equilíbrio e mobilidade de idosos. Os idosos fisicamente ativos possuem capacidades físicas e mentais mais conservadas do que idosos sedentários. Para a obtenção de ganhos funcionais, as intervenções propostas para o grupo com este perfil devem ser elaboradas de forma mais criteriosa. Pretendeu-se, com este estudo, avaliar o efeito de um treinamento funcional envolvendo os componentes sensoriais, cognitivos e motores com base nos conceitos de dupla tarefa, na funcionalidade de idosos fisicamente ativos. Para isso, um ensaio clínico randomizado controlado foi desenvolvido, com onze (11) idosos fisicamente ativos frequentadores do Centro de Convivência da Terceira Idade de Patos de Minas – MG, divididos entre grupos de intervenção convencional e intervenção sensório-cognitivo-motora (SMC), que foi realizado em uma pista estruturada com diversos tipos de exercícios motores, além de estimulações sensoriais e cognitivas. Foram avaliados aspectos físicos e cognitivos da funcionalidade, assim como a funcionalidade global e a qualidade de vida. Foram feitos procedimentos de estatística descritiva, as diferenças entre os momentos de avaliação foram expressas como valores delta (Δ), a comparação entre os grupos foi realizada através do teste t de Student ou U de Mann-Whitney de acordo com a normalidade dos dados e foi feita a estimativa de tamanho de efeito entre os grupos, calculando-se o d de Cohen para amostras independentes. Os resultados mostraram diferença significante e clinicamente relevante entre os grupos para Escala de Equilíbrio de Berg (p = 0,03, d = 1,42), e Força de Preensão Palmar (p= 0,03, d= - 1,66); diferença clinicamente relevante entre grupos nas pressões respiratórias (inspiratória: p = 0,07, d = 1,29; expiratória: p = 0,07, d = 1,29) e cognição (Teste Aprendizagem Auditivo- Verbal de Rey: p = 0,19, d = 0,90; Figura Complexa de Rey: p = 0,10, d= 1,18; Trial Making Test – parte B: p = 0,21, d = 0,98). Portanto, os efeitos da atividade sensório-cognitiva-motora demonstram maior potencial de eficácia para o condicionamento respiratório, equilíbrio e cognição de idosos fisicamente ativos, quando comparado a uma intervenção convencional. Enquanto para a funcionalidade os efeitos são semelhantes entre as duas propostas utilizadas. |
Palavras-chave: | Dupla tarefa. Funcionalidade. Idosos fisicamente ativos. Double task. Functionality. Physically active elderly. |
CNPq: | Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
Citação: | NOGUEIRA, Jéssica Karen Alves. Efeito de um treinamento sensório-cognitivo-motor na funcionalidade de idosos fisicamente ativos. 2018. 71f . Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/862 |
Data do documento: | 30-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
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