Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/872
Tipo: Dissertação
Título: Gênero resumo: estratégias de leitura para construção de conhecimento aplicadas a alunos do 9° ano do ensino fundamental da EJA
Autor: OLIVEIRA, Nubia Cristina Prates Santos 
Primeiro orientador: VIDAL, Maria Eunice Barbosa
Resumo: Trabalhar leitura e escrita no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um grande desafio. Inseri-los no universo dos gêneros que circulam na escola é um processo que demanda muito trabalho e dedicação. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, que tem como processo metodológico a Pesquisa-ação (Thiollent, 2009) e teve como objetivos identificar as possíveis dificuldades de leitura e escrita de uma turma de 9º ano da EJA, e também aplicar um plano de intervenção de leitura e escrita por meio do gênero resumo, bem como verificar o impacto do plano de intervenção junto aos estudantes e, por fim, elaborar uma sequência de atividades para professores de Língua Portuguesa a partir dos resultados encontrados junto aos alunos após o plano de intervenção. Baseamo-nos nos estudos de Bakhtin (2003), Geraldi (1997), Kleiman (1989), Solé (1998), Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2003). Propomo-nos a trabalhar com a leitura de textos de livros didáticos a fim de orientar os alunos com estratégias que os auxiliassem a ler com proficiência, extraindo do texto as informações relevantes para seus estudos. Para tanto, trabalhamos com o gênero resumo a fim de identificar se o estudante conseguiu compreender o que leu e o quanto de conhecimento pode ser produzido a partir da leitura do texto-base. Os resultados desta pesquisa, de natureza interdisciplinar, mostraram que as atividades trabalhadas contribuíram para que os alunos prestassem maior atenção aos textos que leem na escola, e utilizassem diversas estratégias como enumerar os parágrafos, grifar, fazer esquemas e resumir. Os alunos relataram que algumas destas estratégias passaram a fazer parte de sua rotina de estudos. O resumo como estratégia de estudo mostrou-se essencial para o cotidiano escolar dos alunos, para suas necessidades pessoais de estudo. Concluímos que, por meio deste trabalho, contribuímos para ampliar a necessidade de uma leitura mais atenta aos textos escolares e motivar o gosto pela leitura.
Resumo: Practicing reading and writing skills on Adult Education is a great challenge. Introduce them to a vast universe of discursive genres in the school demands great work and dedication. This study is characterized by its qualitative, as well as its action research (Thiollent, 2009), approach. Its objective is to identify the probable reading difficulties of a Brazilian 9th year class of EJA (an adult primary education class), and to perform a reading and writing intervention plan through teaching the précis genre. In addition, this study also aims to quantify the impact of the intervention plan and elaborate activities to teachers of Brazilian- Portuguese. In order to do this, a bibliographical survey based on Bakhtin (2003), Geraldi (1997), Kleiman (1989), Solé (1998), and Liberato (2007) was carried out. The reading of texts and didactic books guided the students through the development of proficiency in reading skills, in which they had to extract relevant information of the read texts to their study. The précis writing genre was used to identify if the students were able to understand what they had read, as well as to clarify how much of information can be extracted from a single text. The results show that the applied activities aided to the student’s reading attention and notation and summary skills. The students also pointed out that some of these skills were introduced to their every-day studying life. The précis – as a studying strategy – presented itself as an essential tool for the student’s routine. Concluding, through the development of this study it was possible to emphasize the importance that attention on reading practice has on the motivation of students.
Palavras-chave: Estratégias de leitura.
Resumo.
Ensino.
EJA.
Reading strategies.
Abstract.
Teaching.
EJA.
Área do CNPQ: Letras
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Nubia Cristina Prates Santos. Gênero resumo: estratégias de leitura para construção de conhecimento aplicadas a alunos do 9° ano do ensino fundamental da EJA. 2019. 130f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 30-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Nubia C P S Oliveira.pdfDissert Nubia C P S Oliveira13,13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons