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Tipo: Dissertação
Título: A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo
Autor: SILVA, Dayse Kelly 
Primeiro orientador: KATO, Danilo Seithi
Resumo: A presente pesquisa se insere no Ensino de Ciências com enfoque numa perspectiva intercultural de Educação Científica, pautada no diálogo e na coexistência dos diversos saberes que permeiam a rotina das salas de aula. Foi realizada com estudantes de uma licenciatura do campo, grupo que cuja chegada à universidade é fruto de muitas lutas e que apresenta especificidades que devem ser consideradas ao se pensar em sua formação. Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a apropriação do conceito de biodiversidade por estes licenciandos do campo por meio da negociação de seus discursos. Partimos de uma intervenção didática produzida em uma disciplina de Ecologia, em que foi abordado o contexto da Agroecologia enquanto tema controverso sociocientífico e, o conceito de biodiversidade, inseridos nas discussões que relacionam Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os procedimentos de investigação foram realizados sob o enfoque etnometodológico de pesquisa, que incluiu uma descrição da disciplina e do material produzido pelo professor para os licenciandos; anotações do contexto das aulas em caderno de campo; e gravações das interações discursivas dos licenciandos ocorridas em doze aulas, divididas em dois dias da disciplina, em áudio e vídeo. Selecionamos e transcrevemos os momentos em que haviam ideias relacionadas ao conceito de biodiversidade. Os trechos de interações discursivas selecionados foram divididos em episódios. As interações discursivas analisadas apontaram para um aumento de nível de complexidade da noção do conceito de biodiversidade associado ao engajamento dos sujeitos frente à controvérsia instaurada, com a mediação do professor. Evidenciamos também o cruzamento de fronteiras entre a cultura do cotidiano e a científica, e a apropriação de elementos da ciência escolar relacionados ao conceito em tela.
Resumo: The present work is focused in an intercultural approach in scientific education under the perspective of a group of undergraduate rural students that embraces the dialog and the diversity of knowledge that coexist in the classroom. Those rural students are a specific group that had to lead with a lot difficulties to be in the university, and their life experience must be considered during their academic formation. We aimed to evaluate how undergraduate rural students assimilate the concept of biodiversity through the negotiation of speeches on the agro- ecological controversy. An educational intervention formulated under an intercultural perspective of Science Education was performed in order to bring the discussions about the relationship among Science, Technology and Society in the controversial context of the agro- ecological theme. Investigational procedures were performed under an etnomethodological approach as: the description of the Ecology course and of the educational material that the teacher produced for the classes; annotations of classes’ events; audio and video recordings of the interactions between students along twelve classes split in two days of the course. We chose and transcribed some parts of the speech when students brought thoughts related to the concept of biodiversity. Those fragments of speech were split in episodes. The discursive interactions evaluated showed an increase in complexity of the notion about the biodiversity concept. This increase was related to the involvement of the students in the discussion mediated by the teacher. It is important to highlight that the discursive interactions allowed the students to cross the borders between the daily life culture and the scientific fundamentals, and they were able to assimilate the scientific elements related to the biodiversity concept.
Palavras-chave: Educação científica.
Interculturalidade.
Educação do campo.
Temas controversos sociocientíficos.
Agroecologia.
Biodiversidade.
Scientific education.
Interculturality.
Rural education.
Controversial socio-scientific Issues.
Agroecology.
Biodiversity.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Dayse Kelly. A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo. 2017. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 14-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós­-Graduação em Educação

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