Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Wagno da Silva-
dc.creator.ID10145560406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929025209736973pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKI, Acir Mário-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T18:04:20Z-
dc.date.available2019-02-28-
dc.date.available2022-05-11T18:04:20Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1120-
dc.description.resumoAs novas formas de comunicação advindas do processo de globalização congruentes ao desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) direcionam para a valorização da Pedagogia dos Multiletramentos desde a primeira infância. Nesse contexto, esta pesquisa é guiada pela seguinte questão problematizadora: Quais as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Infantil e o papel da formação continuada de professores frente a ascensão dessa pedagogia? O objetivo do estudo se pauta em analisar as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos para a Educação Infantil de uma escola municipal de Uberaba-MG tendo em vista a relevância da formação continuada de professores como norteadora do uso das TDIC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante realizada numa escola pública municipal de Educação Infantil, e apresenta como sujeitos 14 professores das turmas de Maternal III (3 anos), Pré-escolar I (4 anos) e Pré-Escolar II (5 anos). Utiliza como instrumentos para a investigação entrevista por meio de questionário semiestruturado (MARCONI e LAKATOS, 1999) e realização de oficinas em grupo (SPINK, MENEGON E MEDRADO, 2014). A base teórica da pesquisa é a Pedagogia dos Multiletramentos e se fundamenta nas contribuições de autores e pesquisadores nacionais e internacionais como Rojo e Moura (2012), Cope e Kalantzis (2000, 2005 e 2012) e Hemais (2010). Quanto ao seu contexto na Educação Infantil, conta com leis e decretos nacionais (BRASIL,1990,1993, 1998, 2013, 2017) além de aportes de Mello e Vicária (2008) e Faria (2014). As discussões acerca da formação continuada de professores seguem os pressupostos de autores como Nóvoa (1991) Garcia (1991), Diniz-Pereira (2013), entre outros. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por meio de análise categorial proposta por Bardin (2009, 2011). Como resultados destacam-se a colaboração da pesquisa para reflexões acerca da Pedagogia dos Multiletramentos, permitindo a valorização e inserção das TDIC nas turmas de Educação Infantil, desenvolvendo um olhar crítico quanto à utilização dessa pedagogia no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe new forms of communication resulting from the process of globalization congruent to the development of Digital Information and Communication Technologies (DICT) are directed towards the valorization of Multilevel Pedagogy since early childhood. In this context, this research is guided by the following problematizing question: What are the contributions of Multilearning Pedagogy in Early Childhood Education and the role of continuing teacher education in the face of the rise of this pedagogy? The purpose of study is to analyze the contributions of the Pedagogy of Multiliteracies to Early Childhood Education in a county school in Uberaba, MG, in view of the relevance of continuing teacher education as a guideline for the use of DICT. It is qualitative and participatory research carried out in a municipal public school of Early Childhood Education and presents as subjects 14 teachers of the classes of Maternal III (3 years), Preschool I (4 years) and Preschool II (5 years). It uses as instruments for the interview investigation through a semi-structured questionnaire (MARCONI e LAKATOS, 1999) and group workshops (SPINK, MENEGON E MEDRADO, 2014). The theoretical basis of research is the Pedagogy of Multiliteracies and is based on the contributions of authors and researchers national and international as Rojo and Moura (2012), Cope and Kalantzis (2000, 2005 e 2012) and Hemais (2010). As for its context in Early Childhood Education, it has national laws and decrees (BRAZIL,1990,1993, 1998, 2013, 2017) besides contributions in Mello and Vicária (2008) and Faria (2014). 2017) além de aportes de Mello e Vicária (2008) e Faria (2014). The discussions about continuing teacher education follow the assumptions of authors like Nóvoa (1991) Garcia (1991), Diniz-Pereira (2013), among others. Para For the analysis of the data, the technique of content analysis was used through categorial analysis proposed by Bardin (2009, 2011). As a result, we highlight the collaboration for reflections on the Pedagogy of Multiliteracies, allowing the valorization and insertion of the DICT in the classes of Early Childhood, developing a critical look at the use of this pedagogy in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia dos multiletramentos.pt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.subjectFormação continuada de professores.pt_BR
dc.subjectTDIC.pt_BR
dc.subjectPedagogy of multiliteracies.pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education.pt_BR
dc.subjectContinuing Teacher Education.pt_BR
dc.subjectDICT.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePedagogia dos multiletramentos na formação continuada de professores de educação infantil em uma escola municipal de Uberaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Wagno S Santos.pdfDissert Wagno S Santos1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.