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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1120
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pedagogia dos multiletramentos na formação continuada de professores de educação infantil em uma escola municipal de Uberaba-MG |
Autor(es): | SANTOS, Wagno da Silva |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário |
Resumo: | As novas formas de comunicação advindas do processo de globalização congruentes ao desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) direcionam para a valorização da Pedagogia dos Multiletramentos desde a primeira infância. Nesse contexto, esta pesquisa é guiada pela seguinte questão problematizadora: Quais as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Infantil e o papel da formação continuada de professores frente a ascensão dessa pedagogia? O objetivo do estudo se pauta em analisar as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos para a Educação Infantil de uma escola municipal de Uberaba-MG tendo em vista a relevância da formação continuada de professores como norteadora do uso das TDIC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante realizada numa escola pública municipal de Educação Infantil, e apresenta como sujeitos 14 professores das turmas de Maternal III (3 anos), Pré-escolar I (4 anos) e Pré-Escolar II (5 anos). Utiliza como instrumentos para a investigação entrevista por meio de questionário semiestruturado (MARCONI e LAKATOS, 1999) e realização de oficinas em grupo (SPINK, MENEGON E MEDRADO, 2014). A base teórica da pesquisa é a Pedagogia dos Multiletramentos e se fundamenta nas contribuições de autores e pesquisadores nacionais e internacionais como Rojo e Moura (2012), Cope e Kalantzis (2000, 2005 e 2012) e Hemais (2010). Quanto ao seu contexto na Educação Infantil, conta com leis e decretos nacionais (BRASIL,1990,1993, 1998, 2013, 2017) além de aportes de Mello e Vicária (2008) e Faria (2014). As discussões acerca da formação continuada de professores seguem os pressupostos de autores como Nóvoa (1991) Garcia (1991), Diniz-Pereira (2013), entre outros. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por meio de análise categorial proposta por Bardin (2009, 2011). Como resultados destacam-se a colaboração da pesquisa para reflexões acerca da Pedagogia dos Multiletramentos, permitindo a valorização e inserção das TDIC nas turmas de Educação Infantil, desenvolvendo um olhar crítico quanto à utilização dessa pedagogia no contexto escolar. |
Abstract: | The new forms of communication resulting from the process of globalization congruent to the development of Digital Information and Communication Technologies (DICT) are directed towards the valorization of Multilevel Pedagogy since early childhood. In this context, this research is guided by the following problematizing question: What are the contributions of Multilearning Pedagogy in Early Childhood Education and the role of continuing teacher education in the face of the rise of this pedagogy? The purpose of study is to analyze the contributions of the Pedagogy of Multiliteracies to Early Childhood Education in a county school in Uberaba, MG, in view of the relevance of continuing teacher education as a guideline for the use of DICT. It is qualitative and participatory research carried out in a municipal public school of Early Childhood Education and presents as subjects 14 teachers of the classes of Maternal III (3 years), Preschool I (4 years) and Preschool II (5 years). It uses as instruments for the interview investigation through a semi-structured questionnaire (MARCONI e LAKATOS, 1999) and group workshops (SPINK, MENEGON E MEDRADO, 2014). The theoretical basis of research is the Pedagogy of Multiliteracies and is based on the contributions of authors and researchers national and international as Rojo and Moura (2012), Cope and Kalantzis (2000, 2005 e 2012) and Hemais (2010). As for its context in Early Childhood Education, it has national laws and decrees (BRAZIL,1990,1993, 1998, 2013, 2017) besides contributions in Mello and Vicária (2008) and Faria (2014). 2017) além de aportes de Mello e Vicária (2008) e Faria (2014). The discussions about continuing teacher education follow the assumptions of authors like Nóvoa (1991) Garcia (1991), Diniz-Pereira (2013), among others. Para For the analysis of the data, the technique of content analysis was used through categorial analysis proposed by Bardin (2009, 2011). As a result, we highlight the collaboration for reflections on the Pedagogy of Multiliteracies, allowing the valorization and insertion of the DICT in the classes of Early Childhood, developing a critical look at the use of this pedagogy in the school context. |
Palavras-chave: | Pedagogia dos multiletramentos. Educação infantil. Formação continuada de professores. TDIC. Pedagogy of multiliteracies. Early Childhood Education. Continuing Teacher Education. DICT. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1120 |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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