Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1143
Tipo: Dissertação
Título: O estágio supervisionado do curso de Direito: contribuições para o desenvolvimento do ensino jurídico humanizado
Autor(es): REIS, Clébia Barbosa dos
Primeiro Orientador: BUENO, José Lucas Pedreira
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre o estágio supervisionado do curso de Direito com relação a educação humanizada. A presente pesquisa se norteia pelo seguinte problema: Quais as contribuições do estágio supervisionado no curso de Direito para o ensino jurídico humanizado? Como Objetivo Geral: Investigar se o estágio supervisionado do curso de Direito, em uma faculdade na cidade de Uberaba-MG, contribui para o desenvolvimento do ensino jurídico humanizado. Os Objetivos específicos são: I - pesquisar na legislação educacional brasileira sobre o ensino das ciências jurídicas e quais são as diretrizes para o estágio supervisionado no curso de Direito e II - examinar as contribuições do estágio supervisionado do curso de Direito para o desenvolvimento do ensino jurídico humanizado. Como metodologia utilizou se do método Estudo de Caso com abordagem qualitativa, como pesquisa documental de sustentação da pesquisa, além de autores elencados. Esta pesquisa foi desenvolvida em três momentos: sendo o primeiro relacionado à pesquisa bibliográfica, segundo à pesquisa documental e o terceiro ao Estudo de Caso. Concluiu que o estágio supervisionado, quando tratado com direcionamento integrado à teoria e à prática, diz respeito às competências sócio emocionais do advogado e do usuário, faz com que o ensino jurídico seja mais humanizado.
Abstract: The research aims to reflect on the supervised internship of the Law course in relation to humanized education. This research is guided by the following problem: What are the contributions of the supervised internship in the Law course to humanized legal education? As General Objective: To investigate whether the supervised internship of the Law course, at a college in the city of Uberaba-MG, contributes to the Development of humanized legal education. The specific objectives are: I – to research in Brazilian educational legislation on the teaching of legal sciences which are the guidelines for supervised interships in the Law course; and II – to examine the contributions of supervised interships in the Law course to the development of humanized legal education. As a methodology, the Case Study method with a qualitative approach was used as a documentar research to support the research, in addition to listed authors. This research was developed in three stages: the first being related to the bibliographic research, the second to the documentar research and the third to the Case Study. It concluded that the supervised internship, when treated with na integrated approach to theory and practice, concerns the sócio-emotional skills of the lawyer and the user, making legal education more humanized.
Palavras-chave: Estágio supervisionado.
Professor supervisor de estágio.
Curso de Direito.
Ensino humanizado.
Supervised internship.
Internship Supervisor Teacher.
Law course.
Humanized teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1143
Data do documento: 13-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Clebia B Reis.pdfDissert Clebia B Reis1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.