Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1602
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo do escalonamento de sistemas lineares através do software Geogebra |
Autor(es): | OLIVEIRA, Gustavo Batista de |
Primeiro Orientador: | ALESSIO, Osmar |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta voltada para o ensino-aprendizagem do algoritmo de escalonamento de sistemas lineares 3x3 utilizando os recursos de construção disponíveis no software livre Geogebra 5. Esta ferramenta foi elaborada de acordo com o método de ensino utilizado por autores de livros didáticos recomendados pelo MEC e incentiva os alunos a testarem diferentes valores e abordagens durante a resolução, de forma a obter uma aprendizagem mais significativa. O desenvolvimento de recursos personalizados para professores e alunos condiz com a tendência da nova fase da educação, chamada de Educação 4.0 que pressupõe métodos mais dinâmicos e autônomos de ensino. Os recursos de construção escolhidos para serem utilizados são os mais simples encontrados no software, que não requerem conhecimento prévio de programação, e por isso são acessíveis aos professores que optarem por aprender a desenvolver suas próprias ferramentas. |
Abstract: | The objective of this dissertation was to develop a tool for learning the 3x3 linear system scaling algorithm using the construction resources available in free software Geogebra 5. This tool was elaborated according to the teaching method used by recommended textbook authors and encourages students to try different values and approaches during the resolution to achieve more meaningful learning. The development of personalized resources for teachers and students is in line with the trend of the new phase of education, called Education 4.0, which presupposes more dynamic and autonomous teaching methods. The building resources chosen for use are the simplest found in the software, which do not require prior programming knowledge, and are therefore accessible to teachers who choose to learn to develop their own tools. |
Palavras-chave: | Geogebra. Álgebra Linear. Sistemas de equações. Escalonamento. Geogebra. Linear Algebra. System of equations. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1602 |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Gustavo B Oliveira.pdf | Dissert Gustavo B Oliveira | 7,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.