Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIMARÃES, Odair-
dc.creator.ID04762209805pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524886248107788pt_BR
dc.contributor.advisor1MARQUES, Lúcio Álvaro-
dc.contributor.advisor1ID04081902640pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088648968757632pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T21:09:25Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-07-31T21:09:25Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1779-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como tema central A ORIGINALIDADE E A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: As influências do iluminismo kantiano e do marxismo frankfurtiano na obra Pedagogia do oprimido. Como objetivo geral pretende-se mostrar a trajetória e a importância da obra freiriana como sendo portadora de uma polifonia textual que atinge povos do mundo todo. Como objetivo específico buscamos identificar nas leituras de Paulo Freire as confluências e dissonâncias com o pensamento iluminista kantiano e com o marxismo frankfurtiano presentes na sua filosofia. Seguimos pelo método de revisão bibliográfica, tendo como referencial teórico as obras de Immanuel Kant, de Adorno e Horkheimer e de Paulo Freire. O trabalho está vinculado à seguinte linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educativas e relacionado ao eixo Educação e Sociedade, se enquadrando no projeto Studia Brasiliensia. No primeiro capítulo abordamos aspectos do pensamento de kantiano, com um acento maior nas questões educacionais, em seguida passamos ao pensamento de Adorno e Horkheimer buscando neles a compreensão da teoria crítica como projeto de emancipação do sujeito. No segundo capítulo apresentamos a Pedagogia do oprimido, seu contexto e as perseguições contra Paulo Freire. No terceiro capítulo respondemos às críticas apontadas nos capítulos anteriores e apontamos a atualidade e a direção em que Freire nos leva. Pretendemos a partir dessas análises demonstrar o avanço e a importância do pensamento freiriano para as questões educacionais e políticas do nosso tempo, respondendo a questões que se arrastam desde a ditadura militar de 64, com um acento maior no projeto de educação que desde então foi implantado no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe central theme of this research is THE ORIGINALITY AND CURRENCY OF PAULO FREIRE'S THINKING: The influences of Kantian enlightenment and Marxism on his work Pedagogy of the Oppressed. The general objective is to show the trajectory and importance of Freire's work as the bearer of a textual polyphony that reaches people all over the world. As a specific objective, we seek to identify in Paulo Freire's readings the confluences and dissonances with Kantian Enlightenment thinking and with Marxism present in his philosophy. We followed the bibliographical review method, using the works of Immanuel Kant, Adorno & Horkheimer, and Paulo Freire as theoretical references. The work is linked to the following line of research: Educational Foundations and Practices and related to the Education and Society axis, falling within the Studia Brasiliensia project. In the first chapter we look at aspects of Kantian thought, with a greater emphasis on educational issues, then we move on to the thought of Adorno and Horkheimer, seeking in them an understanding of critical theory as a project for the emancipation of the subject. In the second chapter, we present the Pedagogy of the Oppressed, its context, and the persecution of Paulo Freire. In the third chapter, we respond to the criticisms raised in the previous chapters and point out the current situation and the direction in which Freire is taking us. Based on these analyses, we intend to demonstrate the progress and importance of Freire's thinking for the educational and political issues of our time, responding to questions that have been lingering since the military dictatorship of 64, with a greater emphasis on the education project that has since been implemented in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectEsclarecimento.pt_BR
dc.subjectSujeito.pt_BR
dc.subjectOprimido.pt_BR
dc.subjectAutonomia.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subjectClarification.pt_BR
dc.subjectSubject.pt_BR
dc.subjectOppressed.pt_BR
dc.subjectAutonomy.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA originalidade e a atualidade do pensamento de Paulo Freire: as influências do iluminismo kantiano e do marxismo frankfurtiano na obra Pedagogia do oprimidopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Odair Guimaraes.pdfDissert Odair Guimaraes982,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.