Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Tese
Título: O professor da Educação Básica como formador no estágio, na Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Título(s) alternativo(s): The Basic Education Teacher as a mentor in the internship, in the Pedagogical Residency and in the Institutional Teaching Initiation Grant Program.
Autor(es): BARBOZA, Luciana Caixeta
Primeiro Orientador: LINHARES, Martha Maria Prata
Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa e tem lugar na discussão sobre a formação de professores, com o objetivo de compreender se e como os professores da Educação Básica se veem enquanto formadores de professores em programas de formação inicial docente e estágio curricular supervisionado, mais especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta investigação tem embasamento teórico na confluência dos temas formação de professores, relação universidade-escola, desenvolvimento profissional de professores, professor formador, estágio curricular supervisionado, PIBID e PRP. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, buscando trabalhos na interlocução entre estágio, PIBID e PRP. Participaram da pesquisa três professores da Educação Básica por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise dos dados gerados. Dos resultados da análise obteve-se dois metatextos: Reflexões sobre ser professor na Educação Básica, discutindo-se a influência das experiências dos professores na sua atuação docente, o sentimento de pertencimento ou não ao processo de formação, a reflexão sobre a prática e as ações em sala de aula e o papel do professor como formador; Contradições da relação universidade-escola, discutindo-se a falta de divulgação das atividades e cursos da Universidade na Escola e o distanciamento existente entre Universidade, Escola e Superintendência Regional de Ensino. Por fim, concluiu-se que o professor da Educação Básica se vê e se coloca como um formador de futuros professores, desempenhando seu papel de forma a contribuir com a formação inicial de professores.
Abstract: This qualitative research is situated within the discussion on teacher education, aiming to understand whether and how Basic Education teachers perceive themselves as teacher educators in initial teacher training programs and supervised curricular internships, specifically the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), both supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The investigation is theoretically grounded in the convergence of themes such as teacher education, the university-school relationship, professional development of teachers, the teacher as an educator, supervised curricular internships, PIBID, and PRP. A literature review was conducted using the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the CAPES’ Theses and Dissertations Catalog, seeking studies that intersect internships, PIBID, and PRP. Three Basic Education teachers participated in the research through semi-structured interviews, with Discursive Textual Analysis (DTA) employed as the method for analyzing the created data. The analysis yielded two metatexts: Reflections on Being a Teacher in Basic Education, which considers the influence of teachers' experiences on their teaching practice, their sense of belonging or not to the teacher education process, reflection on practice and classroom actions, and the role of the teacher as a teacher educator; and Contradictions in the University-School Relationship, discussing the lack of dissemination of university activities and courses in schools and the existing gap between the University, School, and Regional Education Superintendency. Finally, it was concluded that Basic Education teachers see and position themselves as educators of future teachers, fulfilling their role in contributing to the initial teacher education.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado.
Professor da Educação Básica.
Professor formador.
Supervised Curricular Internship.
Basic Education Teacher.
Teacher trainer.
Institutional Teaching Initiation Grant Program.
Pedagogical Residency Program.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1869
Data do documento: 4-Dez-2024
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