Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOZA, Maria Teresa Costa-
dc.creator.ID07801557697por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443350060604981por
dc.contributor.advisor1MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira-
dc.contributor.advisor1ID27223568801por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625047361725116por
dc.date.accessioned2020-01-16T17:27:44Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.citationBARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.por
dc.description.abstractThis work aims to propose activities using the History of Mathematics as a pedagogical resource for the teaching and learning of Functions, proposed content to be taught in Basic Education and which becomes the basis for the teaching of Di erential and Integral Calculus. We hope that the student, when approaching the knowledge of the History of Mathematics, understands that Mathematics is a science under construction, and thus has the condition to have a critical look at the processes of formalization of mathematical concepts and practices. The work was developed in the form of a bibliographical research, where we analyzed articles and dissertations of authors who speci ed their works in the teaching of functions, as well as original digitized works and made available on official websites. We work with the book by the author Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas, a useful tool for the research developed and reaching the proposed objective. We relate History of Mathematics and Function, with activities proposed for the classroom, in speci c to the ninth year of Basic Education of Basic Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6334/Dissert%20Maria%20T%20C%20Barboza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória da matemática.por
dc.subjectRecurso pedagógico.por
dc.subjectFunções.por
dc.subjectHistory of mathematics.eng
dc.subjectPedagogical resource.eng
dc.subjectFunctions.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Maria T C Barboza.pdfDissert Maria T C Barboza6,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons