Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
Autor(es): BARBOZA, Maria Teresa Costa
Primeiro Orientador: MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.
Abstract: This work aims to propose activities using the History of Mathematics as a pedagogical resource for the teaching and learning of Functions, proposed content to be taught in Basic Education and which becomes the basis for the teaching of Di erential and Integral Calculus. We hope that the student, when approaching the knowledge of the History of Mathematics, understands that Mathematics is a science under construction, and thus has the condition to have a critical look at the processes of formalization of mathematical concepts and practices. The work was developed in the form of a bibliographical research, where we analyzed articles and dissertations of authors who speci ed their works in the teaching of functions, as well as original digitized works and made available on official websites. We work with the book by the author Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas, a useful tool for the research developed and reaching the proposed objective. We relate History of Mathematics and Function, with activities proposed for the classroom, in speci c to the ninth year of Basic Education of Basic Education.
Palavras-chave: História da matemática.
Recurso pedagógico.
Funções.
History of mathematics.
Pedagogical resource.
Functions.
CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: BARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
Data do documento: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Maria T C Barboza.pdfDissert Maria T C Barboza6,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons