Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/939
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino da matemática por meio de problemas clássicos de otimização combinatória |
Autor(es): | TAVEIRA, Roberto Campos Lima |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Michelli Maldonado Carretero de |
Resumo: | Este trabalho apresenta um pouco sobre a evolução da educação brasileira, as habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular, otimização e por fim como podese conciliar, de maneira atrativa, problemas de otimização no ensino básico. Mediante o aspecto atual da educação, o objetivo principal desse trabalho é mostrar o quão interessante pode ser a sala de aula dependendo de sua aula. Notar que os tempos mudaram e que a tecnologia veio à tona é imprescindível para elaboração de aulas. Independente do assunto abordado, outras metodologias de ensino devem ser levadas em consideração, o comum e o usual são avessos da inovação. Neste trabalho explora-se, através da resolução de problemas e da ludicidade, metodologias de aulas motivadas pelas versões mais simples de alguns problemas de otimização, como: O Problema do caixeiro Viajante, O Problema do Carteiro Chinês, O Algoritmo de Dijkstra, O Problema da Mochila e o Problema do Dimensionamento de Lotes. |
Abstract: | This paper presents a little about the evolution of Brazilian education, the skills and competences proposed by the Common National Curriculum Base, optimization and finally how one can conciliate, in an attractive way, optimization problems in basic education. Through the current aspect of education, the main purpose of this paper is to show how interesting the classroom can be depending on your class. Note that times have changed and that technology has surfaced is essential for lesson design. Regardless of the subject matter, other teaching methodologies should be taken into consideration, the common and the usual are innovation-averse. This work explores through problem solving and playfulness the simplest version of some optimization problems, such as: The Traveling Salesman Problem, The Chinese Postman, Dijkstra Algorithm, the Backpack Problem and the Batch sizing. |
Palavras-chave: | Educação matemática. BNCC. Otimização combinatória. Math education. Operation research. BNCC. |
CNPq: | Matemática Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | TAVEIRA, Roberto Campos Lima. Ensino da matemática por meio de problemas clássicos de otimização combinatória. 2019. 62f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/939 |
Data do documento: | 9-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Roberto C L Taveira.pdf | Dissert Roberto C L Taveira | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons