Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANTAS, Isabela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9748625565095177pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Danilelli Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031046457146533pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T14:30:52Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-09-02T14:30:52Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2037-
dc.description.resumoA Terceirização na Administração Pública é uma realidade com a qual os entes públicos convivem desde as bases da Reforma Gerencial, a qual visou deslocar o foco do gestor público, prioritariamente, para as atividades-fim. Neste cenário, a legislação que trata das aquisições e contratações públicas, por meio de licitações, foi evoluindo até culminar no aparecimento de figuras importantes na condução do planejamento e execução contratual: os fiscais e os gestores, os quais são responsáveis pelo comando dos contratos de serviços tomados, em relação à atividade meio. Estes atores, revestidos de grande responsabilidade e importância na condução contratual, encontram-se, por vezes, desassistidos de treinamento e de ferramentas de apoio para o cumprimento de sua missão. Outrossim, a atividade de fiscalização é ponto convergente entre o Direito Administrativo e a Administração, o que a torna relevante, mas ainda carente de estudos. Diante do exposto, a presente pesquisa objetiva identificar a existência de instrumentos de controle ou apoio para auxílio na fiscalização de serviços contínuos com mão de obra de dedicação exclusiva e mapear possíveis carências; posteriormente, visa-se construir uma ferramenta de apoio a fim de mitigar tais carências. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que foi realizada, identificou carência na formação (treinamento) destes atores e carências relacionadas à execução da atividade de fiscalização em si; esparsos estudos sobre ferramentas de assistência às atividades dos fiscais; e mapeou requisitos para a construção de um método de fiscalização, enquanto ferramenta de apoio. Tal método foi estruturado por meio de Business Intelligence, e consiste em um conjunto de planilhas devidamente parametrizadas para visualização interativa por meio de dashboards. Com a utilização deste método, as funções do fiscal técnico e do fiscal administrativo são segregadas e evidenciadas; os desvios contratuais são identificados de forma descomplicada; e as informações são organizadas enquanto banco de dados para contratações futuras. O teste da ferramenta de apoio, por fim, identificou benefícios em sua utilização; mapeou dificuldades de sua utilização; e vislumbrou melhorias futuras.pt_BR
dc.description.abstractOutsourcing in Public Administration is a reality that public entities have been dealing with since the foundations of the Management Reform, which aimed to shift the focus of public managers, primarily, to core activities. In this scenario, the legislation that deals with public procurement and contracting, through bidding, has evolved until culminating in the emergence of important figures in the management of contract planning and execution: inspectors and managers, who are responsible for overseeing service contracts taken on, in relation to the support activity. These actors, endowed with great responsibility and importance in contract management, are sometimes unassisted in training and support tools to fulfill their mission. Furthermore, the activity of inspection is a convergence point between Administrative Law and Administration, which makes it relevant, but still lacking in studies. In view of the above, this research aims to identify the existence of control or support instruments to assist in the inspection of continuous services with exclusive dedication labor and to map possible deficiencies; Subsequently, the aim is to build a support tool to mitigate such deficiencies. The Systematic Literature Review (SLR) that was carried out identified a lack of training for these actors and deficiencies related to the execution of the inspection activity itself; sparse studies on tools to assist inspectors' activities; and mapped requirements for the construction of an inspection method, as a support tool. This method was structured through Business Intelligence, and consists of a set of spreadsheets duly parameterized for interactive visualization through dashboards. By using this method, the functions of the technical inspector and the administrative inspector are segregated and highlighted; contractual deviations are identified in an uncomplicated manner; and the information is organized as a database for future hiring. Finally, the test of the support tool identified benefits in its use; mapped difficulties in its use; and envisioned future improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas de apoio.pt_BR
dc.subjectFiscalização contratual.pt_BR
dc.subjectServiços contínuos.pt_BR
dc.subjectTerceirização.pt_BR
dc.subjectGestão contratual.pt_BR
dc.subjectDedicação exclusiva.pt_BR
dc.subjectCessão de mão de obra.pt_BR
dc.subjectSupport tools.pt_BR
dc.subjectContractual supervision.pt_BR
dc.subjectOngoing services.pt_BR
dc.subjectOutsourcing.pt_BR
dc.subjectContractual management.pt_BR
dc.subjectExclusive dedication.pt_BR
dc.subjectTransfer of labor.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleFiscalização de serviços contínuos com mão de obra de dedicação exclusiva: criação de um método enquanto ferramenta de apoio gerencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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